Projetos de Pesquisa

Desenvolvimento de Aplicativos Estatísticos Interativos: explorando o Shiny-R.

Descrição: objetivo deste projeto é desenvolver aplicativos estatísticos interativos utilizando o software R com o pacote Shiny para diferentes áreas do conhecimento. Com este pacote é possível transformar análises complexas em aplicações interativas na web. Inicialmente será realizada uma revisão bibliográfica sobre os pacotes existentes no R para as aplicações propostas, conforme as áreas de conhecimento. Na sequência, serão elaborados aplicativos contendo conceitos, exemplos e problemas de aplicação selecionados da literatura das áreas. Assim, o presente projeto pretende propiciar aos estudantes de graduação e de pós-graduação, professores, além de profissionais interessados, recursos que contribuam para melhorar os processos de ensino e aprendizagem de Estatística. Os aplicativos elaborados serão disponibilizados na rede, de forma acessível e gratuita, permitindo amplo acesso.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Gráficos de Controle Estatístico de Processos no Monitoramento do Consumo Predial de Água

Descrição: As aplicações dos métodos estatísticos vêm desempenhando um papel importante na solução de muitos problemas, da indústria à agricultura, passando pelos setores socioeconômico, administrativo e de saúde. Suas aplicações podem ser entendidas como ferramentas para medir, monitorar, controlar e melhorar a qualidade. Assim, este projeto de pesquisa, tem como objetivo estudar e aplicar Gráficos de Controle Estatístico de Processos, para o monitoramento de variáveis relativas ao consumo predial de água. Tendências (aumento ou redução) no consumo de água, fatores que afetam o consumo, detecção e quantificação de vazamentos são alguns dos problemas que esta investigação busca abranger.

Situação: Em andamento Natureza: Projetos de pesquisa.

Monitoramento e Melhorias de Características de Qualidade Através da Aplicação de Técnicas Estatísticas

Descrição:  Os métodos estatísticos cada vez mais vêm sendo reconhecidos como um importante instrumento para diagnosticar e otimizar a gestão e operação de diversos sistemas, desde os sistemas humanos aos mais complexos sistemas físicos. As aplicações destes vêm desempenhando um papel importante na solução de muitos problemas, da indústria à agricultura, passando pelos setores sócio-econômico, administrativo e de saúde. Grande parte das mais avançadas pesquisas científicas em diversas áreas do conhecimento dependem cada vez mais dos métodos estatísticos. Comprovadamente, métodos estatísticos, como o Controle Estatístico de Qualidade, são ferramentas eficazes no processo de investigação, análise e inferências nos mais variados tipos de ocorrências nas diversas áreas do conhecimento humano. Suas aplicações podem ser entendidas como ferramentas para medir, monitorar, controlar e melhorar a qualidade. Assim, neste projeto de pesquisa, pretende-se estudar e aplicar gráficos de controle estatístico de Processo no monitoramento de características de qualidade de produtos ou serviços no Estado de Santa Catarina.

Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa.

Estudo das Técnicas de Estatística Multivariada Aplicadas ao Controle Estatístico de Processo

Descrição: Monitorar simultaneamente múltiplas características da qualidade de um processo depende de ferramentas estatísticas específicas para detectar, identificar e analisar as causas significativas da variabilidade que afetam seu comportamento. Neste sentido, este projeto tem por objetivo estudar as principais técnicas estatísticas envolvidas nos gráficos de controle utilizados para o monitoramento de processos multivariados. Serão realizados estudos de casos reais, nos quais serão analisadas as principais suposições necessárias utilizadas na estatística multivariada, como por exemplo: autocorrelação e normalidade. Pretende-se ainda, explorar os pacotes disponíveis no software R voltados a processos multivariados e quando necessário aprimorá-los.

Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa.

Aplicação de Conceitos de Controle Estatístico e Gestão da Qualidade para a Melhoria dos Processos de Prestação de Contas de Projetos de Pesquisa

Descrição: Ações burocráticas de órgãos governamentais de fomento à pesquisa consomem uma enorme quantidade de recursos da entidade em atividades necessárias, mas no final sem nenhum valor adicionado aos objetivos e metas científicas do projeto em si. Teoricamente, a inspeção completa de 100% garantiria um alto nível de qualidade e segurança no resultado conformando aos requisitos preestabelecidos. Na realidade, esquemas de inspeção de 100% falham constantemente e, quando substituídos por procedimentos de amostragem, a qualidade do processo tende a melhorar significativamente. Sob esquemas de amostragem, a fadiga sentida pelo inspetor é reduzida e os erros de inspeção diminuídos, enquanto que menos tempo e dinheiro são gastos nas próprias inspeções. Como consequência, a prevalência de falhas decresce melhorando a qualidade do processo e minimizando custos e atrasos.

Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa.

Previsão de mercado do consumo de energia elétrica por regiões do Estado de Santa Catarina

Descrição: Os modelos e procedimentos de previsão atualmente adotados pelas diversas áreas da empresa não atendem as reais necessidades da CELESC. O Estado de Santa Catarina apresenta particularidades regionais de consumo que merecem uma análise mais diferenciada e específica do assunto. Assim, esse projeto propõe não somente a utilização de técnicas modernas de previsão em uma base de dados regionalizada do Estado de Santa Catarina, mas também a implantação de uma série de procedimentos gerenciais na empresa para viabilizar a função de previsão e a sua melhoria continua.

Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa.

Um Método Estruturado para o Processo de Planejamento da Demanda nas Organizações

Descrição: O presente projeto propõe o desenvolvimento de um método de planejamento da demanda integrando informações de longo, médio e curto prazos, estruturados a partir da análise simultânea de variáveis quantitativas e qualitativas. Para tal propósito será necessário desenvolver ferramentas de diagnóstico do processo de planejamento da demanda nas organizações, um software de planejamento da demanda voltado as características das empresas brasileiras, a integração de informações provenientes de novas formas de comunicação ao processo de planejamento da demanda, além do planejamento de dinâmicas para aplicação dos instrumentos. As principais bases teóricas que dão suporte ao projeto são: o processo de previsão de demanda com ênfase na auditoria do sistema atual, nos métodos quantitativos e qualitativos de previsão e nas técnicas de monitoramento de erros de previsão; ferramentas de mapeamento dos fluxos; o método Benchmarking Enxuto (BME); a Teoria de Resposta ao Item (TRI); além de aspectos relacionados às tecnologias de informação e comunicação envolvidas nos processos de planejamento da demanda. Como principal resultado do projeto, e por intermédio do método dele originado, espera-se promover uma maior competitividade das organizações brasileiras através da redução das incertezas provenientes do processo de previsão da demanda, impactando diretamente na redução dos desperdícios dentro da cadeia produtiva.

Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa