Teses

2010

Autor: Elisa Henning
Título: Aperfeiçoamento e desenvolvimento dos gráficos combinados Shewhart-Cusum Binominais
Resumo: Os tradicionais gráficos de controle Shewhart são considerados efetivos na detecção de grandes mudanças na média, variância ou na fração não conforme, enquanto que  gráficos de controle de soma cumulativa (CUSUM) são recomendados para a sinalização de pequenas e moderadas alterações nestes parâmetros.  Nenhum dos gráficos mencionados terá um bom desempenho em todas as situações. Uma solução possível para este problema é combinar múltiplos gráficos para abranger mudanças de diversas magnitudes.  Assim, um gráfico combinado Shewhart-CUSUM  tem como finalidade aumentar a sensibilidade do procedimento CUSUM para alterações maiores.  Este trabalho traz  várias contribuições para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de gráficos combinados Shewhart-CUSUM para dados com distribuição binomial.  Inicialmente, a partir  do resultado de simulações, analisa-se o desempenho de um gráfico combinado e, se a adição de linhas Shewhart  a um gráfico CUSUM binomial unilateral superior realmente aumenta a sensibilidade deste. O desempenho de um gráfico  combinado Shewhart-CUSUM é também comparado  com o gráfico  tipo  Shewhart e com procedimentos CUSUM delineados para detecção de mudanças maiores. Pensando em aplicações, foi elaborada uma metodologia para construção de um gráfico combinado incluindo a análise das suposições necessárias (aderência, autocorrelação e superdispersão). Para finalizar, esta metodologia foi aplicada a dados adaptados da literatura e também  de processos reais. O trabalho  ainda contempla algumas contribuições adicionais como  o uso de limites exatos (ou probabilísticos) na parte Shewhart  do gráfico combinado e uma proposta de aproximação  para o limite superior do CUSUM binomial. Os resultados  obtidos revelam que o gráfico combinado Shewhart-CUSUM  aumenta a sensibilidade de um gráfico CUSUM binomial para magnitudes de mudança maiores que as de planejamento e identificou-se a existência de uma região onde o gráfico combinado tem desempenho superior aos dois gráficos individuais. Os resultados das aplicações foram satisfatórios, validando a metodologia elaborada. A partir das aplicações foram sinalizadas situações práticas onde o gráfico combinado é mais efetivo que os gráficos individuais.

2009

Autor: Rodrigo Gabriel de Miranda
Título: Espaço admissível para os parâmetros do modelo de suavização exponencial com dupla sazonalidade aditivo
Resumo: O modelo de suavização exponencial com dupla sazonalidade foi desenvolvido recentemente e aplicado principalmente na previsão de consumo horário de energia elétrica, apresentando resultados melhores quando comparado a outros modelos. Porém a estabilidade deste modelo ainda não tinha sido estudada até o presente trabalho. Para estudar a estabilidade e encontrar o espaço admissível dos parâmetros de suavização foi utilizado o teste de Jury. Este é um teste clássico aplicado a estabilidade de sistemas dinâmicos, que também pode ser utilizado em modelos de suavização exponencial. Os resultados obtidos com o teste no modelo com dupla sazonalidade mostram que quando os dados são horários, o modelo só pode ser utilizado em séries sem crescimento ou com crescimento constante. Pequenas variações no parâmetro de suavização do crescimento tornam o modelo instável, com conseqüente aumento dos erros de previsão.

2008

Autor: Gueibi Peres Souza
Título: Método para estruturar a integração de previsões utilizando a técnica Delphi
Resumo: Previsões mais precisas são importantes em qualquer ambiente organizacional por reconhecidamente possibilitarem a alocação eficiente dos recursos disponíveis, gerando tanto a redução de custos quanto a elevação da qualidade percebida pelos clientes. Uma prática que se mostra útil na elevação da precisão de previsões é a inclusão dos efeitos de situações contextuais às saídas de métodos estatísticos através da consideração da opinião de pessoas capacitadas a percebê-los e mensurá-los. No entanto, a forma com que se realiza esta inclusão assume um papel primordial neste processo, na medida em que pode gerar resultados indesejáveis se for mal conduzido. Isto gera uma demanda por parte das organizações de métodos estruturados e formais que torna esta linha de pesquisa ainda mais atrativa. Visando contribuir para o preenchimento das lacunas percebíveis na literatura acerca deste tema, assim como fornecer uma alternativa precisa e barata aos ambientes de tomada de decisão estratégica, apresenta-se neste trabalho uma proposta de método para estruturar o processo de integração de previsões quantitativas e qualitativas. Esta proposta envolve na sua aplicação a utilização de um sistema que foi desenvolvido para facilitar sua condução, o qual é acompanhado de um conjunto de diretrizes e critérios a serem seguidos para que todas as suas potencialidades sejam exploradas, uma vez que permite que os usuários o adaptem à sua realidade. Tal método quando aplicado gerou resultados que indicaram haver a possibilidade de ser provada de forma contundente que uma redução do erro de previsão pode ser verificada a partir de sua utilização. Isto pôde ser verificado tomando-se como base de comparação o desempenho de um procedimento objetivo robusto.

2007

Autor: Manoel Domingos Filho
Título: Construção de gráficos de controle utilizando modelos de calibração absoluta com erros nas variáveis.
Resumo: Os avanços tecnológicos vêm crescendo muito rapidamente, fazendo com que o setor de produção, tanto de bens tangíveis como de prestação de serviços, tenham que se adequar às repentinas mudanças provocadas por esses avanços. Com os processos automatizados, por exemplo, várias características da qualidade podem ser observadas simultaneamente. Isto requer ferramentas estatísticas mais eficientes, mais rápidas e mais precisas para dar suporte técnico condizente com a realidade que se apresenta.  Realizar o monitoramento de processos com maior agilidade e precisão é uma tarefa imprescindível para as empresas que se desejam sobreviver em face às mudanças de comportamento tão rápido como acontece atualmente.   Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo principal a construção de gráficos de controle para realizar o monitoramento de processos e/ou prever valores futuros de duas características da qualidade que se relacionam  linearmente, sendo este relacionamento do tipo causa e efeito. A construção desses gráficos de controle constitui numa ferramenta muito eficaz e eficiente, principalmente quando se tem duas  variáveis correlacionadas, pois nesse caso os gráficos de controle bivariado tornam-se difícil de serem aplicados, e a construção de um gráfico para cada variável separadamente não é o mais apropriado. Particularmente, este trabalho se propõe  a obter os elementos necessários para se construir os  gráficos de controle utilizando modelos de calibração com erros nas variáveis, considerando os casos funcional e estrutural sob a suposição de normalidade, combinados com a metodologia de gráficos de controle para um modelo de regressão  como a descrita por Mandel (1969). Será considerado também o caso em que um modelo de calibração estrutural não seja necessariamente distribuído segundo uma distribuição normal. Em todos esses casos considerar-se-á a estrutura dos erros de medidas como sendo aditiva.  Um conjunto de dados reais é considerado e algumas simulações são realizadas para a obtenção do poder de atuação dos gráficos,  assim como a obtenção do número médio de observações até o processo disparar um alarme.

2004

Autor: Rubson Rocha
Título: Implementação de sistema gerencial, com avanços em controle estatístico, em laboratório de nutrição animal
Resumo: A avaliação correta do valor nutritivo dos alimentos tem importância fundamental para a indústria animal. A rotina laboratorial está sujeita à presença de causas especiais que podem ocasionar desde pequenas até grandes mudanças no processo analítico, acarretando a emissão de laudos laboratoriais errados. Considerando estas características peculiares ao processo laboratorial, os esquemas de Shewhart e de soma cumulativa (CUSUM) seriam indicados para realizar o controle estatístico de processos em laboratórios analíticos. Um gráfico de controle é elaborado considerando-se o desempenho do mesmo, medido através da taxa de alarme falso e da velocidade na detecção de mudanças no processo. Desta forma, um aplicativo foi desenvolvido para apresentar as medidas de desempenho através do Número Médio de Amostras (NMA), da curva de desempenho e determinar o parâmetro intervalo de decisão (h) para a montagem do gráfico combinado, quando os outros parâmetros são fornecidos (tipo de teste de hipóteses, valor de referência, fator de resposta inicial rápida, limites de controle de Shewhart e taxa permitida de alarme falso). Uma nova proposta gráfica para o esquema combinado Shewhart-CUSUM é apresentada. O gerenciamento laboratorial, com a utilização de aplicativos informatizados e de ferramentas de controle estatístico de processo, é implementado em uma planilha eletrônica.

2003

Autor: Silvia dos Santos de Almeida
Título: Desenvolvimento de gráficos de controle aplicados ao modelo funcional de regressão
Resumo: Nos últimos anos, diversas áreas do setor produtivo vêm experimentando acelerados avanços tecnológicos e, desta forma, exigindo ferramentas cada vez mais específicas para monitorar e avaliar estes processos. Melhorias significativas nos processos de medições da característica da qualidade têm sido observadas. Entretanto, os erros de medições ainda permanecem presentes em qualquer forma de medição. Alguns exemplos disto podem ser encontrados nas mais diversas áreas, como por exemplo, na Engenharia de Produção, Ciências Sociais e Biologia. Neste contexto, este trabalho considera o modelo de regressão com erro nas variáveis [Fuller (1987)], mais especificamente o modelo aditivo funcional, combinado com a metodologia de gráficos de controle de regressão [Mandel (1969)], objetivando propor uma nova metodologia para elaborar gráficos de controle em regressão. Exemplos práticos e retirados da literatura são utilizados para ilustrar este trabalho.
Autor: Edson Marcos Leal Soares Ramos
Título: Aperfeiçoamento e desenvolvimento de ferramentas do controle estatístico da qualidade
Resumo: O objetivo deste trabalho é aperfeiçoar e desenvolver ferramentas do controle estatístico da qualidade, através da utilização de um estimador do desvio padrão s baseado nos quartis. A teoria utilizada para estimar s através dos quartis foi desenvolvida e o estimador do desvio padrão apresentado. Resultados de simulações demonstram que as estimativas de s, obtidas a partir do estimador baseado nos quartis são, em geral, mais próximas do verdadeiro valor do parâmetro do que as estimativas produzidas por e . Quando o estimador proposto de s for utilizado nas aplicações, a possível falta de capacidade do processo em atender às exigências, tende ser mais rapidamente detectada do que quando é utilizado. Durante a aplicação verificou-se que os limites obtidos para os gráficos de controle reduzem a probabilidade de ocorrência de alarmes falsos (erro tipo I). Na presença de outliers, o estimador de s proposto produz estimativas, para a linha central e para os limites de controle, mais robustas do que o método padrão de Shewhart. De fato, o método proposto detecta a presença de observações extremas no processo, enquanto que o método de Shewhart não o faz. Quatro índices de capacidade do processo e cinco gráficos de controle foram aperfeiçoados para monitorar o nível e a dispersão do processo. Tabelas com fatores empregados na construção dos gráficos de controle, quando s é estimado a partir dos quartis, são apresentadas. E finalmente, duas novas ferramentas gráficas para o controle estatístico da qualidade foram desenvolvidas e apresentadas.

2000

Autor: Pedro Paulo Balestrassi
Título: Identificação de padrões em gráficos de controle estatístico de processos, em tempo real, utilizando séries temporais e redes neurais artificiais
Resumo: O presente trabalho procurou implementar um sistema semi-automatizado de Controle Estatístico de Processos (CEP) para dados obtidos em tempo real. Tal sistema abrange um grande escopo de aplicações pois aplica-se tanto para processos serialmente correlacionados como para processos identicamente e independentemente distribuídos (iid). No sistema proposto, os dados são obtidos a partir de sensores em um processo automatizado qualquer. Em seguida esses dados são modelados e são gerados um conjunto de resíduos. Sobre esses resíduos atua uma rede neural, treinada off line, que faz o reconhecimento de padrões de uma carta de controle estatístico de processos em tempo real. O processo pode ser a qualquer momento remodelado para uma nova série de dados ou escolhendo-se um modelo testado anteriormente. Tal sistema foi parcialmente testado em relação a sistemas convencionais e várias medidas de desempenho mostraram resultados satisfatórios. Todo o sistema foi inteiramente simulado por computador e as rotinas computacionais são disponibilizadas para futuros aperfeiçoamentos e comparações. Uma aplicação real foi avaliada abordando um problema de reconhecimento de padrões da atividade eletrencefalográfica do cérebro.